Ouça ao vivo

Área central não escapa do mato e lixo nas calçadas

Foto: Flávio Botelho

Nem mesmo bairros localizados na área central de Campinas escampam do acumulo de lixo e mato alto em áreas particulares e publicas.

Na Rua Mário Siqueira, no Botafogo, o mato alto toma conta de um trecho da calçada de um terreno particular na esquina com a Rua Talvino Egídio de Souza Aranha. O estudante André Felipe Ponciano, passando pelo teve que desviar da calçada. Na Rua Bernardo de Souza Campos, no bairro Ponte Preta, a situação se repete em frente a uma casa antiga, aparentemente abandonada. Na esquina da mesma via com a Rua Doutor Ricardo Tim, uma pequena praça está completamente tomada pelo mato, galhos de árvores e lixo. A aposentada, Yeda Mota, mora nas proximidades e segundo ela a situação no local já chegou a ser até pior. Um pouco mais a frente, na esquina com a Rua Maria Nogueira Pompeu, o lixo e o mato em frente a um imóvel fechado também impede a passagem de pedestres. O azulejista, Flávio Henrique Passamain, trabalha próximo ao cruzamento e segundo ele já faz muito tempo que não é feita limpeza no local.

Até mesmo em avenidas importantes com grande fluxo de veículos como é o caso da Avenida Aquidaban, a presença de mato e lixo tem sido comum. No trecho da Aquidabã com a Avenida Francisco Glicério,  o mato já começa a tomar conta do canteiro central e o lixo acumulado próximo a passarela é fácil de ser observado.

Em nota encaminhada a reportagem, o Departamento de Parques e Jardins explicou que está com um cronograma executando a roçagem de mato pelos canteiros e praças da cidade e chegará a esses pontos nos próximos dias. Em terrenos e calçadas particulares, a responsabilidade de manutenção e limpeza é do proprietário. Os cidadãos que observarem terrenos particulares que necessitem de limpeza, devem acionar a Prefeitura pelo 156. A Coordenadoria de Fiscalização de Terrenos (Cofit) notifica o proprietário para que tome as providências. Se não fizer, poderá ser multado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.