Ouça ao vivo

Moradores querem pontos de vacinação nos distritos

Foto: Danilo Braga

Moradores dos distritos de Campinas pedem a instalação de postos de vacinação contra a covid-19. Valter Navarro, que mora em Sousas, lembra que o distrito concentra muitos idosos sem veículo próprio. Para ele, a vacinação pode gerar efeito contrário, porque o idoso que depende de ônibus corre o risco de pegar covid no caminho, antes mesmo de se vacinar.

No distrito de Nova Aparecida, Ademar Messias conta que vai precisar pegar dois ônibus para se deslocar até o Círculo Militar. No caso de Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo, o ponto de vacinação mais próximo é o Centro de Vivência do Idoso, no Taquaral. A moradora de Barão Geraldo, Tânia Damiani, considera muito longa essa distância e não entende porque no distrito não será instalado um posto de vacinação.

Essa reivindicação também ocorreu na Câmara Municipal. A vereadora Debora Palermo (PSC) fez uma indicação protocolada na casa e aguarda um retorno. Inicialmente, Campinas definiu cinco pontos de vacinação, que atendem as cinco regiões da cidade.  Na Casa da Criança Paralítica, no Parque Itália, Naed Noroeste, no Jardim Londres, Centro de Vivência do Idoso, na Lagoa do Taquaral, Círculo Militar, no Jardim Chapadão e CAIC Sudoeste, na Vila União.

Haverá um sistema de agendamento de horários e locais pela Internet. Quem não tem acesso à internet, poderá ligar no 160. A prefeitura informou que a organização em Centros de Imunização foi feita de forma a garantir a segurança da vacina, das equipes de trabalho e de todas as pessoas que tomarão a vacina.

Quem vai se vacinar não pode ter contato com sintomáticos respiratórios, sendo esse mais um motivo para que a vacinação ocorra em locais separados dos Centros de Saúde. São espaços muito grandes, com fácil acesso por ônibus e com estacionamento, o que possibilitará fazer vacinação no carro, se for necessário. Cinco outros locais, do mesmo porte, poderão ser acionados assim que preciso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.