Ouça ao vivo

População resiste ao uso da máscara de proteção a Covid-19

Foto: Flávio Botelho

Apesar do bombardeio de informações sobre a necessidade do uso de máscaras para evitar a proliferação da Covid-19, é comum cruzar com pessoas no centro de Campinas não usando o equipamento de proteção ou fazendo o uso incorreto.

As desculpas são as mais variadas, existem aqueles que esqueceram a máscara em casa, os que só usam onde é obrigatório e os que não acreditam no uso do equipamento em local aberto, como é o caso da técnica em enfermagem, Maria Clara. Ela explicou, que por trabalhar na área na área da saúde, faz exames periódicos e que só usa mascara em ambientes fechados ou em locais onde haja aglomeração.

O aposentado, Valdemir Figueiredo, também diz não temer sair de casa sem a máscara. O aposentado tem 69 anos de idade e faz parte do chamado grupo de risco, porém, diz não acreditar nessa versão.

Em Campinas, desde agosto do ano passado, a Guarda Municipal passou a abordar, orientar e multar pessoas circulando sem o equipamento de proteção. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Márcio Frizarin, o trabalho continua e até o final do ano passado mais de 400 pessoas haviam sido autuadas.

De acordo com o Professor de Epidemiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas, André Ribas Freitas, o uso adequado da máscara é fundamental tanto em ambientes abertos quanto fechados. Na opinião dele, o advento da vacina contra a Covid-19 tem feito a população relaxar ainda mais no uso dos equipamentos de segurança a saúde. Segundo ele, enquanto a vacina não for aplicada em um numero suficiente de pessoas, o uso da máscara e demais equipamentos de segurança a saúde deverá continuar feito por tempo indeterminado, pois será preciso avaliar o comportamento da imunidade ao longo do tempo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.