HC espera por aval positivo sobre CoronaVac

Foto: Arquivo/ Banco de imagens

A previsão para que a diretoria colegiada da Anvisa anuncie neste domingo a decisão sobre os pedidos de autorização emergencial das vacinas contra o  coronavírus está gerando ansiedade entre a população e autoridades médicas e sanitárias.

Em Campinas, o professor Francisco Aoki, infectologista responsável pelos testes da vacina CoronaVac no HC da Unicamp, espera um aval positivo do órgão. No entanto, admite que a situação causa apreensão.

Para Aoki, a maneira irônica do presidente Jair Bolsonaro ao se referir sobre a eficácia do CoronaVac, afirmando que agora a população ‘está vendo a verdade’ não contribui para reduzir a tensão.

A denominada “eficácia global” se refere à capacidade média de proteção da vacina em todos os casos: leves, moderados ou graves. Para Aoki, a eficácia global anunciada de 50,38% tem a aprovação da OMS.

Os dados demonstram ainda que o Coronavac evita as complicações mais severas da doença. O CoronaVac usa vírus inativado e o imunizante não apresentou nenhuma preocupação com relação à segurança, com apenas reações leves, como dor no local da injeção, por exemplo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

13 de maio, Centro de Campinas

Período de férias tem alerta para roubos na região central de Campinas

Detento de ‘saidinha’ é preso após sequestrar idoso em Indaiatuba; resgate foi em Sorocaba

Explosão de gás deixa uma pessoa ferida em restaurante de Piracicaba

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.