Ouça ao vivo

O perfil de Dário Saadi, o novo prefeito de Campinas

Foto: Reprodução/Facebook

Dário Jorge Giolo Saadi tem 57 anos, e nasceu em Pedregulho, na região de Franca, mesma cidade de nascimento de outro ocupante do cargo: Orestes Quércia, que foi prefeito entre 1969 e 1973.

Dário Saadi mudou-se para Campinas me 1982 para estudar medicina na PUC-Campinas. Após formado, passou a atuar como médico urologista, e atende em Campinas há mais de 30 anos. Ele foi presidente do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, mandato 1993 a 1994, nomeado pelo então prefeito Magalhães Teixeira.

Dário iniciou a vida política como suplente de vereador, em 1995. Na eleição seguinte, em 1996, foi eleito pela primeira vez, e depois reeleito três outras vezes. Ele foi presidente da Câmara em 2005 e 2006, e após exercer o cargo de verador por quatro mandatos consecutivos, deixou o cargo em 2012 para concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada por Pedro Serafim (PDT), que tentou se reeleger nas eleições de 2012, mas foi derrotado por Jonas Donizette (PSB). Antes de se filiar ao Republicanos, Dário passou Solidariedade, MDB, Democratas e PSDB.

Em março de 2015, Dário assumiu a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, e ficou no cargo até junho 2020, quando saiu para concorrer ao cargo de prefeito.

Dário é pai de dois filhos, declarou-se solteiro no registro eleitoral, e foi eleito com 222 mil votos, 57% dos votos válidos no segundo turno. No primeiro turno ele também ficou em primeiro, com 25,7% dos votos válidos.

Ele foi eleito na chapa composta pelo Republicanos, partido dele, MDB, Democratas, PSB e PSL, além de ter contado com apoio no segundo turno de partidos como PSD, Cidadania, PDT e PV.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.