Ouça ao vivo

Superlotado, HC da Unicamp pede a CROSS que não envie mais pacientes

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp pediu a Central de Regulação de Ofertas aos Serviços de Saúde do estado que não envie mais pacientes à unidade devido à superlotação. A solicitação foi feita nesta segunda-feira, 11, após vários setores do HC apresentarem lotação máxima de pacientes, como a UTI covid e a UTI não-covid, além do ambulatório e do pronto-socorro. Há apenas três vagas de enfermaria, que só serão usadas em casos de extrema urgência que por acaso chegar ao PS. Já a ocupação do Pronto Socorro ultrapassou 350% nesta tarde.

Por causa da superlotação na unidade, a direção do HC suspendeu as internações eletivas, ou seja, pacientes que tinham cirurgias agendadas tiveram que adiar o procedimento. O superintendente do HC da Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, disse que a situação do hospital hoje é muito grave. Ele afirma que foi necessário fazer o pedido à Cross, para conseguir normalizar o atendimento mais rapidamente. “Nós temos pacientes nos corredores hoje, porque como nós somos uma unidade porta aberta, vai chegando gente. Então nós emitimos um comunicado para as centrais de regulação para não mandarem pacientes para a gente. Vaga zero. Para que haja distribuição para outros hospitais da região. Porque nós estamos com um nível muito crítico. Muito grave”, explicou.

Além de pedir para as centrais de regulação não enviar pacientes ao hospital, o HC orienta a população em geral que precisa de atendimento médico a buscar outras unidades de saúde do município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.