Unicamp faz plano para vacinação contra covid-19

Foto: Danilo Braga

A Universidade Estadual de Campinas elaborou um cronograma para iniciar a imunização dos profissionais dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba contra a covid-19. A expectativa é que 12,2 mil pessoas sejam vacinadas até 26 de março. O plano segue as definições do governo de SP.

As regras levam em conta as datas de aplicação das duas doses e os públicos que serão priorizados na primeira fase. Por enquanto, a data de início prevista é 25 de janeiro, mas a coordenação do Centro de Saúde da Comunidade, Cecom, espera a aprovação das duas vacinas pela Anvisa.

Depois do trâmite, que deve acontecer nos próximos dias, o grupo responsável pelo planejamento da universidade vai esperar ainda a distribuição das doses da CoronaVac e da AstraZeneca às unidades de saúde. Essa disponibilidade vai depender da checagem da demanda pelo município.

Com isso, até o momento não há um prazo de entrega, ou uma estimativa do número de vacinas que serão recebidas pela instituição. Outra possibilidade é que as doses solicitadas sejam entregues aos poucos. E por esse motivo foi montado um escalonamento para definir prioridades.

Entre os primeiros a receber a aplicações estão os profissionais de saúde que trabalham nas UTIs que tratam pacientes com a covid-19. É o caso do próprio Hospital de Clínicas, complexo que fica no campus de Campinas e que é referência estadual para o coronavírus na cidade e na região.

Os grupos da fase 1 são formados por médicos, enfermeiros e funcionários envolvidos na limpeza, zeladoria e administração dos locais. O total chega a 6,3 mil. Idosos acima dos 60 anos são 5,7 mil. Já os indígenas são 150, conforme a universidade. Quilombolas também serão contemplados.

As vacinas serão aplicadas no HC e no Caism para os trabalhadores da saúde e no Cecom para os grupos de idosos, indígenas e quilombolas. As coordenadorias destacam que o HC deverá contar com mais de um local. Os campi de Limeira e Piracicaba serão atendidos pelas equipes do Cecom.

Mais detalhes sobre datas serão atualizados nos próximos dias, conforme a evolução das medidas e trabalhos das autoridades. Futuramente é cogitada a chance de aplicar as doses do estado de maneira paralela a outras doses, inclusive a partir da divulgação detalhada de um plano federal.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Escolas municipais de Campinas suspendem aulas no Dia do Professor

Anac faz mesa de negociação para analisar concessão de Viracopos

Golpe agência de viagens Campinas Ecoturismo.

Clientes denunciam agência de viagens de Campinas por golpes com pacotes pagos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.