A Reitoria da Unicamp suspendeu as atividades presenciais não essenciais nos campi da universidade a partir desta terça-feira. A medida foi tomada considerando a alta de casos, internações e mortes decorrentes do coronavírus. O funcionamento será mantido integralmente apenas nas áreas de saúde da Universidade, que integram a rede do Sistema Único da Saúde.
A resolução divulgada pela reitoria aponta a necessidade de manutenção do controle da transmissão da covid-19, visando prevenir o contágio nas dependências da Unicamp, considerando que a prevenção por meio do afastamento social é uma das medidas eficazes no combate à pandemia, Foi considerada também a reclassificação anunciada pelo governo estadual no dia 22 de Janeiro, que regride a região de Campinas e mantém Piracicaba na fase Laranja do Plano SP.
As atividades presenciais não essenciais, como as acadêmicas, administrativas e os eventos públicos da Unicamp, ficarão suspensas até que haja elevação de fase. As atividades acadêmicas deverão continuar por meio remoto e os servidores que não exercem atividades essenciais deverão permanecer em quarentena e em tele-trabalho no período.
A resolução prevê ainda que as Unidades de Ensino e Pesquisa, os Centros e Núcleos poderão, excepcionalmente, dar continuidade às atividades de pesquisa quando apresentarem risco de comprometimento irreparável e que comprovadamente não tenham encontrado alternativa ao uso dos laboratórios. Estas exceções deverão ser avaliadas e aprovadas previamente pelo Comitê de Crise covid-19 da Unicamp.