Uso de máscara nos ônibus nem sempre é respeitado

Foto: Valéria Hein

Além das aglomerações nos coletivos, a insistência de alguns passageiros em não utilizar a máscara é outra preocupação para o usuário do transporte coletivo de Campinas em tempos de pandemia. Nas estações de transferência de pontos estratégicos, como as avenidas Francisco Glicério e Anchieta, por exemplo, os passageiros relatam o desrespeito principalmente antes de entrar no ônibus.

Lucia dos Santos conta ser comum ver pessoas esperando os coletivos sem máscara. Dentro dos ônibus, a situação é menos comum porque, de acordo com Ivani de Paula, os motoristas chamam a atenção de quem desrespeita a norma. Apesar de ainda representar uma minoria, a presença de usuários sem máscara dentro dos coletivos tem crescido na opinião de Katia Cibele. Ela conta ver essa situação com frequência na linha 413. E quem resolve reclamar pode até se envolver numa situação arriscada.  Gabriela da Fonseca conta que já presenciou discussão dentro do ônibus da linha 214, que ela utiliza.

A Emdec informou que desde o dia 4 de maio de 2020 é obrigatório o uso de máscara de proteção para motoristas e passageiros do transporte público coletivo de Campinas, durante o embarque e todo o trajeto.  A Administração municipal reforça a importância da colaboração de todos, para que as pessoas já saiam de casa usando a máscara. Em caso extremo, o motorista deve acionar a Guarda Municipal.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.