A Secretaria de Estado da Saúde otimizou a gestão e o atendimento na Farmácia de Alto Custo com o aplicativo o “Remédio Agora”. A ferramenta eletrônica criada pelo Governo do Estado permite aos pacientes agendar a data e a hora para retirar seus medicamentos nas unidades. Um dos objetivos foi acabar com as imensas filas que se formavam nas farmácias.
A equipe de reportagem esteve na unidade do bairro Ponte Preta, local na manhã desta quarta-feira e não encontrou as tradicionais filas que chegavam a dobrar o quarteirão.
Na área interna do local havia uma pequena fila com demarcação no solo para manter o distanciamento entre as pessoas. Já na rua em frente a farmácia várias pessoas aguardavam a hora para entrar e serem atendidas.
O problema do aplicativo é que muitos usuários estão encontrando dificuldades para utilizar, com é o caso da dona de casa Vanilda Soranso. O aposentado Anésio Batista, foi até o local e teve que pedir ajuda para baixar o aplicativo e utilizar o sistema. A também aposenta, Edna de Souza Lima, explicou que até o final do ano passado estava recebendo os medicamentos em casa. Ela acredita o aplicativo não vai servir para todos, pois, em sua opinião, muitas
que necessitam dos medicamentos de alto custo não tem se quer um aparelho de telefone celular. Já o comerciante Romulo Farias, aprovou o uso do aplicativo. A principal vantagem segundo ele é tempo de espera no local que caiu de horas para alguns minutos.
Em nota, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Campinas, informou que não registrou nenhuma reclamação de pacientes sobre o aplicativo “Remédio Agora”, que foi criado para otimizar a rotina e evitar aglomerações nas unidades. Em média, o uso desse app reduz em 25% o número de pessoas dentro da farmácia. Além do app, a farmácia de Campinas conta com um funcionário que fica à disposição dos pacientes para fazer seus agendamentos, em um totem instalado no local. Quanto a entrega de medicamentos em casa foi uma estratégia utilizada em caráter emergencial e temporário durante a pandemia, como foi comunicado previamente aos colaboradores e pacientes.