CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas adota fase vermelha durante a noite e madrugada

A prefeitura de Campinas anunciou que o município ficará na fase vermelha do plano de retomada econômica, no período entre 21 horas e 05 horas. A medida passa a valer

Campinas adota fase vermelha durante a noite e madrugada
Foto: Divulgação/PMC

A prefeitura de Campinas anunciou que o município ficará na fase vermelha do plano de retomada econômica, no período entre 21 horas e 05 horas. A medida passa a valer a partir desta terça-feira, 23, e tem validade até o dia 01 de março. A decisão foi tomada por causa do aumento do número de casos de covid-19 e pela alta taxa de ocupação de leitos de UTI no município. São apenas três leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde, somando as redes municipal e estadual. Já a rede particular tem 24 unidades disponíveis.

Para minimizar o problema, a prefeitura vai contratar ainda nesta semana 14 leitos de UTI da rede particular, sendo sete na Irmandade, quatro na Casa de Saúde e três no Samaritano. Além disso, o município espera disponibilizar 21 unidades de enfermaria no Hospital Mário Gatti e outras 24 no Hospital Metropolitano. O governo do estado anunciou também mais 10 leitos no HC da Unicamp, que totalizará 30 unidades.

Com isso, o Departamento de Vigilância em Saúde comunicou ao prefeito Dario Saadi que a restrição precisaria ser ampliada em Campinas, como forma de evitar o colapso da rede pública de saúde. A coordenadora do Devisa, Andrea Von Zuben, afirma que a contaminação está se fortalecendo em ambientes com características noturnas. “A gente vai restringir as atividades que acontecem principalmente entre 21 horas e 05 horas, que são os locais com maior transmissão em Campinas hoje, que é bar, balada, festa, esse tipo de aglomeração. É o que o poder público pode fazer neste momento, já que as medidas somente de cuidados pessoais, a gente está vendo que não está tendo sucesso”, disse.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, afirmou que durante a validade do decreto, a fiscalização será intensificada. Segundo ele, a Guarda Municipal já foi orientada a ampliar as ações nos eventos clandestinos. “Nós já tivemos uma reunião com a Guarda Municipal e o secretário de segurança. Nós vamos ampliar a fiscalização, principalmente em grandes aglomerações que é o nosso foco”, garantiu. O retorno presencial das aulas da rede municipal, previsto para a segunda-feira da semana que vem, está mantido. Andrea Von Zuben disse que o ambiente escolar não coloca em risco a segurança de professores e alunos. Porém os cursos noturnos, ficarão impossibilitados de manterem o modelo presencial. “Até o presente momento, todas as escolas que voltaram, a gente vê que não é o local de maior transmissão. Pela decisão municipal, as aulas estão mantidas, exceto cursos noturnos a partir das 21 horas”, disse.

Nesta segunda-feira, Campinas totalizava 67.635 casos de covid-19, com 1.809 óbitos, oito a mais do que o último balanço. As vítimas foram seis homens e duas mulheres.

Conteúdos