Saúde libera novos lotes da vacina, sem reserva de 2ª dose

Foto: reprodução de tela

Durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a partir desta terça-feira, com a chegada de 4 milhões e 700 mil novas vacinas, todas poderão ser usadas para imunizar a população, e não só a metade, como ocorria até então. A reunião fechada contou com a participação da FNP – Frente Nacional dos Prefeitos e mais nove prefeitos de cidades brasileiras. No final da reunião, o presidente da FNP, Jonas Donizette, concedeu uma coletiva de imprensa onde confirmou a garantia dada pelo Ministério da Saúde de que a partir da chegada dos novos lotes da vacina não haverá mais a necessidade de reservar a metade para garantir a segunda dose.

Jonas Donizette também pediu a Pazuello a priorização dos profissionais de ensino na estratégia de imunização e o ministro garantiu que fará uma adaptação no PNI para incluí-los o mais rápido possível, se possível ainda em Março. Outra afirmação de Pazuello feita aos dirigentes foi de que todos os leitos necessários, habilitados e usados pelos munícipios serão pagos. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, que estava presente na reunião, solicitou que as cidades tenham autonomia para adquirir as vacinas, como forma de garantir a imunização.

Como resposta, Pazuello pediu paciência, garantindo que em até de 15 dias o ritmo de compra e produção da vacina será suficiente para atender a população. Com relação à Campanha Publicitária solicitada pela FNP para incentivar e esclarecer a população a respeito da vacinação, o ministro alegou dificuldades administrativas de operacionalização da proposta, mas abriu espaço para o diálogo e sugestões sobre o tema. Participaram também os prefeitos de Manaus, Aracaju, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vice-prefeito de Hortolândia é preso em operação da PF que investiga fraudes em contratos

PF faz grande operação na região para apurar fraudes em contratos da Educação

Câmara de Limeira abriu CPI para investigar contrato com empresa alvo da Coffee Break dias antes da operação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.