Ouça ao vivo

Saúde libera novos lotes da vacina, sem reserva de 2ª dose

Foto: reprodução de tela

Durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a partir desta terça-feira, com a chegada de 4 milhões e 700 mil novas vacinas, todas poderão ser usadas para imunizar a população, e não só a metade, como ocorria até então. A reunião fechada contou com a participação da FNP – Frente Nacional dos Prefeitos e mais nove prefeitos de cidades brasileiras. No final da reunião, o presidente da FNP, Jonas Donizette, concedeu uma coletiva de imprensa onde confirmou a garantia dada pelo Ministério da Saúde de que a partir da chegada dos novos lotes da vacina não haverá mais a necessidade de reservar a metade para garantir a segunda dose.

Jonas Donizette também pediu a Pazuello a priorização dos profissionais de ensino na estratégia de imunização e o ministro garantiu que fará uma adaptação no PNI para incluí-los o mais rápido possível, se possível ainda em Março. Outra afirmação de Pazuello feita aos dirigentes foi de que todos os leitos necessários, habilitados e usados pelos munícipios serão pagos. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, que estava presente na reunião, solicitou que as cidades tenham autonomia para adquirir as vacinas, como forma de garantir a imunização.

Como resposta, Pazuello pediu paciência, garantindo que em até de 15 dias o ritmo de compra e produção da vacina será suficiente para atender a população. Com relação à Campanha Publicitária solicitada pela FNP para incentivar e esclarecer a população a respeito da vacinação, o ministro alegou dificuldades administrativas de operacionalização da proposta, mas abriu espaço para o diálogo e sugestões sobre o tema. Participaram também os prefeitos de Manaus, Aracaju, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.