Ouça ao vivo

Nenhuma cidade da região figura entre as mais vacinadas de SP

Foto: reprodução do YouTube do governo de SP

A partir desta sexta-feira, 12, o governo de São Paulo passa a divulgar um ranking com as 10 cidades paulistas que mais aplicaram vacinas contra a covid-19. A comparação vale para os municípios com mais de 100 mil habitantes e é medida através da proporção entre as doses aplicadas e a população estimada de cada localidade. Nenhuma cidade da região de Campinas figurou entre as mais vacinadas do estado. O ranking é encabeçado por São Caetano do Sul, com 8,1% de sua população imunizada contra a covid-19. Na sequência estão Catanduva, com 7,2%; Botucatu, com 7,0 %; Barretos, com 6,3%; Santos, com 5,8%. Fecham o top 10 do ranking, as cidades de São José do Rio Preto, Jaú, Araçatuba, Araraquara e Marília, que vacinou 4,8%.

A coordenadora de controle de doenças da Secretaria de Saúde do Estado, Regiane de Paula, afirmou que a disponibilização do ranking é importante para garantir transparência do programa de imunização e da gestão pública. Ela ressaltou a importância de que os municípios façam o registro nominal das doses aplicadas. “Esse dado é muito importante, porque ele nos traz transparência e demonstra a questão da gestão pública. Então os municípios recebem suas grades de vacina e proporcionalmente vacinam. E esse registro é fonte do nosso sistema, da nossa plataforma, a vacivida”, explica.

A disponibilização do ranking dos municípios que mais vacinaram é uma iniciativa para incentivar os planos municipais de imunização, como explicou o governador de São Paulo, João Doria. “Divulgaremos os 10 municípios que mais vacinaram no estado de São Paulo. Municípios com mais de 100 mil habitantes, como uma forma de incentivar a vacinação, e o bom trabalho que, na sua expressiva maioria, prefeitos e prefeitas no estado de São Paulo, vêm realizando na vacinação”, disse. Até o momento, o estado registrou a publicação de 1,3 milhão de doses da vacina, o que representa 2,8% do total de habitantes de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.