A secretaria de saúde de Campinas identificou um caso da nova variante de coronavírus na cidade. – Trata-se de uma mulher, que chegou no município, no dia 14 de janeiro, num voo direto de Manaus, já com sintomas da doença. O resultado do exame, feito pelo Laboratório Adolfo Lutz, saiu neste fim de semana. Todas as medidas de controle epidemiológico foram tomadas e não há registro de que esta paciente tenha transmitido o vírus a outras pessoas em Campinas. O caso foi identificado imediatamente pelas autoridades de saúde do Aeroporto de Viracopos e os passageiros que estavam próximos a ela, assim como suas duas filhas, foram monitorados.
A paciente, ao chegar na cidade, foi encaminhada diretamente para uma unidade de saúde e depois internada em um hospital da rede particular, onde permaneceu até dia 25 de janeiro, até terminar o período de contágio. Segundo as autoridades ela não circulou pela cidade, o que facilitou o monitoramento e controle do caso. A paciente, de 78 anos, já teve alta. A secretaria de saúde de Campinas informou ainda que todos os protocolos foram seguidos e não há, até o momento, outros casos da nova variante registrados na cidade.
O sistema de vigilância epidemiológica está atento para identificação desta variante em casos de pacientes residentes em Campinas. Até a tarde desta segunda-feira, 15, a cidade havia contabilizado 65.654 casos confirmados de covid-19 e 1.760 mortes em decorrência da doença.