PF cumpre mandados em Campinas e Monte Mor

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Polícia Federal de Campinas deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Lavaggio, que apura a lavagem de dinheiro e ocultação de bens provenientes do tráfico internacional de drogas.  Foram seis mandados de busca e apreensão em Campinas e Monte Mor, e sete ordens judiciais de bloqueio de imóveis, cujo valor aproximado pode chegar a mais R$ 3 milhões.

Trata-se de um desdobramento da Operação Overload, que ocorreu em outubro do ano passado, quando a Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa que tinha como base o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Na ocasião, suspeitos de integrar o grupo criminoso foram flagrados quando estavam prestes a embarcar 58 kg de cocaína para a Europa.

O esquema de tráfico internacional era composto por estrangeiros, responsáveis por receber a droga na Europa e por brasileiros que faziam o aliciamento de funcionários terceirizados do setor de logística no aeroporto, que facilitavam o embarque da droga. Na operação desta quarta, os alvos foram familiares de um desses articuladores do aliciamento, que foi preso na Operação do ano passado. São duas irmãs e uma filha suspeitas de lavagem de dinheiro e de serem laranjas no esquema.

De acordo com o delegado da PF, Edson Geraldo de Souza, chefe da delegacia em Campinas, o suspeito cujos familiares estão sendo investigados continua preso, além de outros seis presos na operação do ano passado. Ele explica que a investigação continua e cita como objetivo principal descapitalizar o esquema de tráfico. Um dos fatores que levantou suspeitas da Polícia nesta Operação Lavaggio foi a renda familiar dos envolvidos, incompatível com as transações realizadas por eles. Ao todo, 20 atos de lavagem de dinheiro forma identificados nesta Operação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Valinhos inicia campanha de multivacinação para menores de 15 anos nesta segunda-feira

Valinhos terá cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística a partir de 2026

Hortolândia inclui funcionários dos Correios entre os grupos prioritários da vacinação contra a covid

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.