PF faz operação contra fraudes no auxílio-doença

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Polícia Federal desarticulou um esquema de fraudes contra o INSS, no qual foi identificada a obtenção indevida de auxílio doença. A investigação identificou que pessoas saudáveis eram assessoradas por um homem de 50 anos de Paulínia que as orientava como simular problemas de saúde e fraudar documentos para obter o benefício.

O suspeito foi alvo de um mandado de busca e apreensão num endereço da cidade de São Paulo, onde ele foi encontrado. De acordo com o Delegado de Polícia Federal, chefe da delegacia em Campinas, Edson Geraldo de Souza, o suspeito tinha como foco principal funcionários de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros de Paulínia, onde ele orientava funcionários a realizarem a fraude.

Ele explica que a empresa não tinha envolvimento no esquema e apontou ainda que funcionários do RH foram ameaçados para não delatarem o esquema. A 1a Vara de Campinas determinou o cumprimento do sequestro de bens bancários dos beneficiários.

O delgado Edson Geraldo do Souza explicou que foram identificados 40 benefícios indevidos, com cobrança judicial para que sejam devolvidos e três pessoas já devolveram os valores recebidos irregularmente. A estimativa é de um prejuízo de meio milhão de Reais aos cofres públicos.  As penas podem chegar a 10 anos de detenção.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.