Ouça ao vivo

Critérios mantém região de Campinas na fase laranja

Foto: Marco Guarizzo

Após duas semanas com todo o estado nas fases laranja e vermelha, o Governo do Estado deve anunciar a progressão de regiões para a fase amarela nesta sexta-feira (5). Porém, as regiões de Campinas e Piracicaba deverão permanecer na fase laranja. De acordo com os índices registrados pela fundação Seade até às 16h desta quinta-feira (4), o Departamento Regional de Saúde-7, de Campinas, tem um índice em fase laranja, três na fase amarela e um na fase verde, e sempre prevalece o a fase mais restritiva, bastando um único critério para isso.

A região de Campinas melhorou no critério de número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, que é o que havia provocado a regressão para a fase laranja. Atualmente o DRS-7 se encaixa na fase amarela por este quesito, pois passou de 394,5 na última reclassificação para 345,7, ficando abaixo do limite de 360 da fase amarela.

Porém, houve piora no percentual de leitos de UTI covid-19 ocupados, que passou de 68,5% na última sexta-feira (29) para 71,7% nos dados mais recentes. O limite entre as fases laranja e amarela é ocupação de 70%. Portanto, a região deverá permanecer na fase laranja, embora seja possível progredir para a fase amarela com base na margem de erro, que é de 2.5 pontos percentuais para este critério.

O DRS-7 registrou melhora em três indicadores, e piora em dois. Confira os critérios e os números mais recentes do DRS-7 :

 

  • – Critério 1 – Ocupação de Leitos UTI Covid, que tem peso 4 na avaliação: 71,7%. Isso deixa a região na fase laranja, que é quando esse índice fica entre 70% e 75%.  Houve piora nos últimos dias, uma vez que na sexta-feira(29), data da última reclassificação, o índice estava em 68,5%.

 

  • – Critério 2 – Número de Leitos por 100 mil habitantes, com peso 1: 16,5 leitos. Acima de 5 já é o suficiente para uma região estar na fase verde. Na sexta-feira o índice estava em 16,3.

 

  • – Critério 3 – Número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com peso 1: 314,8. Houve melhora e o índice passou para fase amarela, que é abaixo de 360. Na sexta-feira o índice estava em 394,5.

 

  • – Critério 4 – Novas internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com peso 3: 38,2 o que representa Fase Amarela, que é quanto esse número fica entre 30 e 60. Na sexta-feira anterior o índice era de 41,8.

 

  • – Critério 5 – Novos óbitos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com peso 1: 5,9, o que deixaria a região na Fase Amarela, que é entre 3 e 8. Na reclassificação anterior o índice era de 5,8.

 

Piracicaba

A região de Piracicaba permanecerá em fase laranja por conta do mesmo critério que provocou a regressão: O de novos casos por 100 mil habitantes. O número segue alto, com índice de 492,7. Na reclassificação anterior ele estava em 520,7. Não seria possível uma progressão nem mesmo com a margem de erro, que é de 10% para este critério. Há outros dois índices em fase amarela e dois em fase verde. Houve melhora em quatro dos cinco indicadores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.