O governo de São Paulo anunciou o início da vacinação de idosos com mais de 85 anos, com a disponibilização de 600 mil doses no estado ainda nesta semana. Campinas deve receber um lote de 18 mil unidades da CoronaVac. O grupo prioritário para receber as doses será dividido em dois. A partir da semana que vem, os imunizantes estarão disponíveis para pessoas com idade igual ou acima de 90 anos. Na semana seguinte, serão contemplados os idosos acima de 85 anos.
De acordo como governador de São Paulo, João Doria, o plano é ampliar a faixa etária da vacinação. Se tudo correr bem, ele acredita que em breve as pessoas com mais de 70 anos também possam ser vacinadas. “Esse lote de vacinas do Butantan será utilizado inicialmente para a vacinação de idosos acima de 90 anos. E na sequência, idosos acima de 85 anos. E esperamos, logo na sequência, atender também as pessoas de 80 a 84 e as pessoas com mais de 70 anos”, disse. O prefeito de Campinas, Dario Saadi, disse que normalmente Campinas recebe uma remessa de 3% na distribuição feita pelo estado. Isso significaria 18 mil doses para o município.
De todo modo, o prefeito disse aguardar o comunicado oficial do estado para aí então planejar como será a vacinação deste grupo prioritário. “Casos o governo do estado esteja disponibilizando 600 mil doses, Campinas deve receber 18 mil doses, ou seja, 3% do total. Se for 18 mil, nós devemos verificar, dentro das prioridades dos idosos, que seria acima de 90, 85, quais seriam beneficiados. Então aguardamos a notificação oficial do estado para informar sobre os grupos que serão beneficiados”, afirmou Campinas já iniciou a vacinação de idosos apenas naqueles que vivem em instituições de repouso.