O vereador Rodrigo da Farmadic, DEM, protocolou requerimento para a constituição de uma Comissão Especial de Estudos na Câmara de Campinas para analisar e discutir o projeto de implantação de vias marginais na Rodovia Santos Dumont. O trecho que se estende do entroncamento com a Anhanguera e vai até a região de Viracopos passou a integrar o zoneamento urbano do município, com o crescimento da região sul da cidade. Isso é responsável por um volume grande de veículos nas pistas da rodovia, principalmente em horários de pico. O governo de São Paulo editou um decreto declarando de utilidade pública uma área de quase 30 mil metros quadrados para implantação de vias marginais na estrada, e que a desapropriação será feita pela concessionária Colinas, que administra a rodovia.
De acordo com o vereador Rodrigo da Farmadic, o tema precisa ser discutido porque desde que o programa de concessões foi estabelecido no estado, a rodovia Santos Dumont foi a única que não passou por melhorias. Ele cita o exemplo recente de obras na Anhanguera e na Dom Pedro. “Principalmente quando se vê que, numa análise superficial, desde que se iniciou as privatizações e concessões das rodovias estaduais, todas as outras rodovias receberam melhorias, como a rodovia Anhanguera”, afirma.
A construção das marginais na rodovia Santos Dumont vem sendo discutida a muito tempo. No início da gestão do governador João Doria, a secretaria de logística e transportes havia informado que a obra seria prioritária. De todo modo, sempre houve o entendimento de que o processo seria lento, por causa da necessidade de desapropriações.