Agência europeia afirma que vacina de Oxford é segura e eficaz

Foto: Danilo Braga

A agência de medicamentos da União Europeia afirmou, nesta quinta-feira, que a vacina de Oxford é “segura e eficaz” no combate ao novo coronavírus.  O órgão apresentou o resultado da análise de alguns casos de trombose em idosos, e reforçou que não há indícios de relação com a vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

Alguns países europeus suspenderam temporariamente o uso das doses enquanto a agência investigava as suspeitas. A farmacêutica afirmou que já foram aplicadas mais de 17 milhões de doses na Europa – e que 37 casos de trombose foram registrados entre os vacinados.O número, segundo a empresa, é muito inferior ao registrado normalmente na população do país, em condições normais.

A agência europeia disse também que vai continuar acompanhando e analisando os dados de vacinação no continente, mas que os benefícios da aplicação da vacina superam os riscos.

A vacina de Oxford/AstraZeneca é uma das duas usadas no Brasil e já tem o registro definitivo de uso aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A outra é a vacina CoronaVac feita pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac e que tem, até o momento, apenas o registro emergencial aprovado, ou seja, pode ser aplicada apenas nos grupos prioritários.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Civil desarticula esquema de falsificação de produtos ilegais em Campinas

Comerciantes cobram detalhes da requalificação da Bernardino e da Thomaz Alves

Operação Coffee Break investiga fraudes em contratos públicos na região de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.