Ouça ao vivo

Consórcio para vacinas pode garantir antecipação de doses

Foto: Arquivo CBN/ Danilo Braga

O Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, foi instalado nesta segunda-feira, com o objetivo de facilitar e dar suporte para as cidades negociarem e comprarem vacinas contra a covid-19. Mais de 1,7 mil de municípios brasileiros aderiram ao consórcio. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,9 milhão de doses destinadas ao consórcio devem chegar ao Brasil até o fim de março.

O Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette, concedeu entrevista ao jornal da CBN na manhã desta segunda-feira, quando informou que nas últimas reuniões da Frente com Eduardo Pazuello, antes dele pedir para deixar o cargo de ministro da saúde, foi dada a garantia de que o Ministério iria arcar com as despesas de vacinas negociadas pelo consórcio.

De acordo com Jonas, essa garantia poderá permitir a antecipação na aquisição de vacinas que só chegariam no próximo semestre. Para Jonas, no entanto, preocupa a posição política de Marcelo Queiroga, anunciado como novo ministro da Saúde.

Para tentar acelerar o processo de vacinação, o Ministério da Saúde recomendou aos municípios que usem todo o estoque já na primeira dose, contrariando a orientação anterior que era para reservar a metade para garantir a segunda dose. Uma medida que Joanas considera necessária, desde que se reserve pelo menor 10% como garantia mínima. Além disso, ele  informou que vai cobrar do Ministério da Saúde um  calendário confiável de entrega de vacinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.