Campinas endureceu ainda mais as regras de isolamento social, a partir desta quinta-feira, para tentar reverter a situação do sistema de saúde na cidade, que está entrando em colapso.
Não é um lockdown, mas as medidas para evitar a circulação de pessoas endureceram. No período noturno, o que antes era um toque de restrição, das 20h às 5h, a partir desta quinta-feira se tornou um toque de recolher.
Quem estiver circulando pela cidade durante o toque de recolher será abordado por policiais militares, guardas municipais e demais equipes de fiscalização e terá que comprovar motivo de urgência na saúde ou no trabalho.
Além disso, o poder público endureceu a fiscalização das festas clandestinas, dobrando o valor da multa aplicada e encaminhando o responsável ao distrito policial. Até reuniões familiares com mais de 10 pessoas estão proibidas.
Há também uma maior limitação no horário de funcionamento dos serviços de alimentação que funcionam em drive thru. como padarias e supermercados, que terão que encerrar as atividades até as 20 h.
Alguns moradores relataram à CBN Campinas que as medidas estão desestimulando, já pela manhã, a circulação de pessoas no centro de Campinas, como conta Camila de Souza.
O município avalia a possibilidade de decretar um lockdown, mas a administração municipal considera que essa medida só terá eficácia se for uma ação regional, incluindo a adesão de cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas.