Pelo menos dois estabelecimentos comerciais na Rua dos Alecrins, no bairro do Cambuí, em Campinas, foram vandalizados e furtados no último fim de semana. Os crimes aconteceram depois das 23h, horário de fechamento obrigatório por causa das medidas restritivas definidas pelo Governo do Estado.
Os atos de vandalismo foram registrados por câmeras de segurança. Às 23h52 de sexta-feira, duas mulheres furtam objetos da doceria Di Callipo. As imagens mostram a rua completamente deserta e a ação dura quase dois minutos.
A proprietária da loja, Juliana Callipo, relata a falta de segurança no local.
A poucos metros da doceria, o restaurante Napoli foi invadido e vandalizado neste domingo, pouco depois das 23h30, com as telas de janelas arrancadas e quebradas no fundo do estabelecimento. A proprietária Olga Helena dos Santos faz um desabafo sobre as condições de trabalho, com a ação de pessoas que abordam clientes do local.
A CBN Campinas procurou a Polícia Militar e a Guarda Municipal, questionando as medidas de patrulhamento, principalmente nos horários em que a circulação é restrita.
A Polícia Militar informou que realiza patrulhamento preventivo na área sem interrupção e que não houve registro de ocorrências entre os dias 26 e 28 de fevereiro.
Já a Guarda Municipal afirmou que realiza patrulhamento rotineiro pelo bairro e via citados, e as ações foram reforçadas por conta das medidas sanitárias de combate à Covid-19. Nestes casos específicos de vandalismo, a GM não foi acionada.
Ainda segundo a nota, durante o último fim de semana, a Guarda atendeu uma reclamação de perturbação do sossego em um restaurante na Rua dos Alecrins, em que o solicitante informava que funcionários estariam fazendo muito barulho. Ao chegar ao estabelecimento, que estava fechado, a guarnição não constatou movimento de pessoas. Veja o vídeo abaixo.
