CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irmãos recomeçam vida após mais de 10 anos em orfanato

Victoria e João Vitor. Em seus nomes, a certeza de que serão vitoriosos, mas chegar até lá, porém, demandará uma grande força de vontade e superação. Victoria tem 21 anos

Irmãos recomeçam vida após mais de 10 anos em orfanato
Foto: André Berenguel

Victoria e João Vitor. Em seus nomes, a certeza de que serão vitoriosos, mas chegar até lá, porém, demandará uma grande força de vontade e superação.

Victoria tem 21 anos e João Vitor, 18. Ela, aos seis anos de idade e ele, aos três, foram colocados em um orfanato em Campinas no ano de 2006. Depois de uma denúncia, o Conselho Tutelar retirou a guarda das crianças da mãe que era usuária de drogas e havia relatos de abandono. Hoje, a mãe deles, que chegou também a ser detida algumas vezes por pequenos furtos para conseguir dinheiro para levar comida pra casa, não é mais viva. Os irmãos, então, cresceram juntos na entidade juntamente com dezenas de outras crianças.

Quando completou 18 anos, Victória teve que deixar o local e o  irmão dela, à época, com 15 anos. Ela conta como foi esse momento.

Mas antes desse dia chegar, ela teve a oportunidade que muitos não ganham nos orfanatos: a de ser adotada por uma família. Mas Victória não saiu porque, umas das condições, era de que o irmão fosse junto.

Depois de deixar o orfanato, a jovem começou a desbravar a metrópole chamada Campinas em busca de emprego, moradia e tudo o que se precisa para sobreviver. E conseguiu. Começou a trabalhar em uma loja de um shopping na cidade e a criar sua independência.

O irmão dela continuava no orfanato. Para Victória, foram três anos que pareciam não passar, mas minimizados pelas redes sociais e pelas visitas.

Mas chegou o dia de João Victor também deixar a entidade. Isso ocorreu em fevereiro passado, em meio a pandemia, quando ele completou 18 anos. O queridinho da irmã contou que foi uma data muito esperada e que, atrásra, a vida “está corrida” mas feliz ao lado dela.

Desde então, os irmãos precisam de mais ajuda. Por enquanto, apenas ela trabalha e o salário vai todo para pagar o aluguel onde moram só os dois. A casa, na região do Ouro Verde, precisa de móveis, vários utensílios, alimentos, entre outros. 

Uma nova etapa para quem já viveu e aprendeu muito, mesmo antes dos 20 anos. Aprendizados que esboçam sonhos.

João Vitor comentou que, no momento, o que mais quer é trabalhar; mas não esqueceu de um sonho. Victoria disse que já está realizando um dos sonhos mas que quer, e muito, ser design de interiores. Por mais que a vida tenha sido dura com muitos de nós, Victoria e João Vitor deixam suas recomendações

Os interessados em ajudar os irmãos podem mandar o contato para o email andre@cbncampinas.com.br

Conteúdos