Ouça ao vivo

Kits intubação são enviados por Viracopos para 19 estados e DF

Divulgação / Aeroportos Brasil Viracopos

A companhia aérea Azul começou nesta segunda-feira (29) a enviar, a partir de Viracopos, uma nova remessa de “kits intubação”, medicamentos essenciais no tratamento de pacientes internados devido à covid-19. Segundo a companhia, 19 estados e o Distrito Federal recebem os medicamentos nesta semana.

O primeiro voo com os kits partiu de Viracopos na manhã de segunda e pousou às 12h25 em Teresina, no Piauí. Outras operações foram realizadas ao longo do dia, tendo como destinos outros 18 estados e o Distrito Federal. Foram realizados 32 voos, que levaram um total de quatro toneladas de medicamentos. Na semana passada foram atendidos 25 estados. A Azul foi contratada pela empresa responsável pela logística do Ministério da Saúde.

Alguns dos medicamentos foram produzidos pelo laboratório Cristália, de Itapira, que chegou a um acordo com o Ministério da Saúde sobre o fornecimento de medicamentos do chamado “kit intubação”. O laboratório e o Ministério assinaram na semana passada os termos da requisição administrativa referente aos medicamentos, e ficou acertado que a entrega ocorreria de modo que seja possível abastecer o SUS por uma semana, dando mais tempo para que sejam buscadas outras alternativas de fornecimento.

Foi garantido que as entregas não iriam prejudicar acordos prévios do laboratório com hospitais privados, o que era um temor após o uso da requisição administrativa por parte do Ministério da Saúde. O laboratório quadruplicou a produção desde o início da pandemia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.