Quatro pessoas foram presas e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos na região de Campinas na manhã desta quarta-feira. Os quatro presos são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no roubo de cargas que agia nos Estados de SP, GO, MG e BA. Um dos roubos pelos quais o grupo seria responsável envolve um carregamento de cosméticos avaliado em cerca de R$ 1 milhão.
De acordo com a polícia, o bando é composto por indivíduos de São Paulo e da região nordeste do país e atuava com uso de força, além de manter os motoristas dos caminhões em cárcere privado, como informou o subinspetor Marcelo Gonçalves, da Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas. Veja o vídeo abaixo.
Um dos suspeitos já havia sido preso pela Polícia Rodoviária Federal em Pouso Alegre/MG, quando a carga de cosméticos foi recuperada, mas o homem foi solto pela justiça por falta de provas, mesmo tendo sido flagrado dirigindo o veículo roubado.
Outro preso na operação, possuía mandado de prisão em aberto por assaltos na região de Montes Claros/MG. Um quinto suspeito de integrar a quadrilha, morador de Vinhedo, não foi encontrado e segue foragido. Os mandados de prisão foram cumpridos em Campinas, Cosmópolis, Vinhedo e Guarulhos.
A operação batizada “Viatorem”, realizada pela PRF e a policiais civil de Minas Gerais e de São Paulo, é uma continuação da Operação Hot Wheels, que dezembro prendeu dois homens em Indaiatuba. A estimativa é que a quadrilha tenha movimentado aproximadamente R$5 milhões nos crimes cometidos.