Cerca de 400 cruzes de madeira foram colocadas em um gramado em frente ao Paço Municipal da Prefeitura de Indaiatuba na manhã desta quinta-feira (11). Segundo os organizadores do ato, as cruzes homenagearam as vítimas da covid-19 de Indaiatuba, e junto havia uma faixa com a seguinte frase: “Essa tragédia poderia ter sido evitada por nossos governantes”.
A Prefeitura de Indaiatuba ordenou a retirada das cruzes, alegando que não houve pedido formal para a ação utilizando a área pública, afirmou que o espaço em que as cruzes foram colocadas não poderia ser utilizado para manifestações, e classificou o ocorrido como um protesto de grupos de oposição ao governo local.
Um dos organizadores do ato, Carleans de Brito, foi candidato a vice-prefeito da cidade nas últimas eleições, na chapa de Bruno Ganem, ambos pelo partido Podemos. Carleans afirmou que ele organizou o ato junto de uma amiga, sem a participação de Bruno Ganem, e registrou um boletim de ocorrência, pois, segundo ele, a retirada das cruzes feriu a liberdade de expressão.
Indaiatuba registrou mais de 370 mortes pela covid-19 desde o início da pandemia.