Ouça ao vivo

Sala Lilás é inaugurada para acolher mulheres vítimas de violência

Reprodução / Google Street View

A Prefeitura de Campinas inaugurou nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Sala Lilás, um espaço para acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. O espaço faz parte do programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA), e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Base do Centro da Guarda Municipal, na Avenida Moraes Salles, próximo ao Terminal Central. São 28 guardas municipais preparadas para atender quem for procurar por ajuda.

Segundo a Prefeitura, a Sala Lilás foi projetada para ser um local amigável, onde a mulher, que já está fragilizada, possa ser acolhida e receber apoio. No local, também foi montada uma brinquedoteca para distrair as crianças enquanto as mães são atendidas.

As mulheres em situação de violência doméstica podem procurar o serviço quando forem fazer adesão ao Gama ou sempre que precisarem de ajuda da equipe do programa. O GAMA foi criado em 2016, com base na Lei Maria da Penha, e fez 333 visitas às famílias atendidas em 2021. Três homens foram detidos após descumprimento das medidas protetivas.

O objetivo do programa é acompanhar os casos de violência doméstica em que a vítima possui medida protetiva. A inclusão no programa é voluntária. Após o ingresso, a GM passa a monitorar a situação para garantir que o agressor fique afastado e não volte a agredir a mulher e a família.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.