CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Unicamp empresta cilindros de oxigênio ao Estado de São Paulo

Como forma de contribuir para amenizar problemas na distribuição de cilindros de oxigênio, necessários no tratamento de pacientes com covid-19, a Unicamp já emprestou ao Governo do Estado 16 cilindros

Unicamp empresta cilindros de oxigênio ao Estado de São Paulo
Foto: Danilo Braga

Como forma de contribuir para amenizar problemas na distribuição de cilindros de oxigênio, necessários no tratamento de pacientes com covid-19, a Unicamp já emprestou ao Governo do Estado 16 cilindros cheios, que foram enviados para a Região de Registro, onde o estoque do produto estava quase acabando.

Nesta terça-feira, mais 119 cilindros da Unicamp foram coletados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela distribuição e pelo abastecimento. A medida inclui as três universidades paulistas, que também estão realizando o empréstimo de cilindros de oxigênio ao estado de São Paulo.

Através do CRUESP [Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas], a Secretaria de Desenvolvimento do estado solicitou às universidades o empréstimo dos cilindros. O aumento da demanda pelo equipamento está gerando uma crise de distribuição de oxigênio e vários municípios passaram a entrar em fase crítica de pessoas internadas.

A iminência da falta de oxigênio já é apontada por 76 municípios, segundo a Frente Nacional de Prefeitos. No estado de São Paulo, 115 municípios apontam que o estoque não é suficiente nem para uma semana, segundo levantamento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo. O empréstimo está sendo solicitado também às empresas e laboratórios. Os cascos serão cedidos temporariamente.

A demanda por oxigênio hospitalar teve um aumento de 56% nas duas primeiras semanas de março, de acordo com a maior produtora no país, White Martins. Em janeiro, a falta de oxigênio levou à morte  pelo menos 30 pessoas nos hospitais da região de Manaus, no Amazonas.

Conteúdos