Unicamp empresta cilindros de oxigênio ao Estado de São Paulo

Foto: Danilo Braga

Como forma de contribuir para amenizar problemas na distribuição de cilindros de oxigênio, necessários no tratamento de pacientes com covid-19, a Unicamp já emprestou ao Governo do Estado 16 cilindros cheios, que foram enviados para a Região de Registro, onde o estoque do produto estava quase acabando.

Nesta terça-feira, mais 119 cilindros da Unicamp foram coletados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela distribuição e pelo abastecimento. A medida inclui as três universidades paulistas, que também estão realizando o empréstimo de cilindros de oxigênio ao estado de São Paulo.

Através do CRUESP [Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas], a Secretaria de Desenvolvimento do estado solicitou às universidades o empréstimo dos cilindros. O aumento da demanda pelo equipamento está gerando uma crise de distribuição de oxigênio e vários municípios passaram a entrar em fase crítica de pessoas internadas.

A iminência da falta de oxigênio já é apontada por 76 municípios, segundo a Frente Nacional de Prefeitos. No estado de São Paulo, 115 municípios apontam que o estoque não é suficiente nem para uma semana, segundo levantamento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo. O empréstimo está sendo solicitado também às empresas e laboratórios. Os cascos serão cedidos temporariamente.

A demanda por oxigênio hospitalar teve um aumento de 56% nas duas primeiras semanas de março, de acordo com a maior produtora no país, White Martins. Em janeiro, a falta de oxigênio levou à morte  pelo menos 30 pessoas nos hospitais da região de Manaus, no Amazonas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.