Vacina contra a gripe deve ser mantida na pandemia

Foto: Divulgação Prefeitura de Sumaré

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa no dia 12 de abril e o Ministério da Saúde pretende imunizar pelo menos 80 milhões de brasileiros que estão nos chamados grupos prioritários. Neste ano o desafio é ainda maior, por causa da pandemia do coronavírus e o andamento da vacinação contra a covid-19. O ideal seria que as pessoas fossem imunizadas contra as duas doenças e para isso, algumas orientações devem ser seguidas.

Especialistas médicos recomendam as duas vacinas, mas alertam que a aplicação das doses deve ser feita com um intervalo mínimo de 14 dias. O presidente do Departamento de Pneumologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Alfonso Eduardo Alvarez, explica que é importante que as pessoas se imunizem contra a gripe e contra a covid-19. Porém, ele afirma que neste momento, a prioridade deve ser a aplicação da dose contra o coronavírus, já que a pandemia é o mais grave problema de saúde pública enfrentado pelos brasileiros neste momento. “Qual que é a recomendação então? É esperar esses 14 dias e verificar, pela faixa etária, se está na época da pessoa tomar a vacina do coronavírus, vamos priorizar a do coronavírus. Então vai tomar a vacina do coronavírus e aí sim esperar 14 dias para tomar a da gripe”, disse.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe dividiu os grupos prioritários em três. A vacinação começa por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Depois será a vez de idosos e dos professores. Os demais grupos prioritários virão na sequência.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Após decisão da Justiça, testemunha de Jeová recebe transplante sem transfusão de sangue pelo SUS.

Após decisão da Justiça, testemunha de Jeová recebe transplante sem transfusão de sangue pelo SUS

Carreta tomba após bater em canaleta no acesso da Anhanguera para a Dom Pedro

Novos radares são ativados nas rodovias Luiz de Queiroz e Astrônomo Jean Nicolini

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.