Valinhos é a quarta cidade da região que antecipa a fase vermelha em razão do reflexo da pandemia de Covid 19 no sistema de saúde do município. Desde janeiro, a cidade tem registrado a ocupação total dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. E nos últimos dias, todas as vagas de enfermaria também foram ocupadas.
Diante do quadro crítico, a administração antecipou o início da fase vermelha, que no Estado passa a vigorar neste sábado, para a zero hora desta sexta-feira, em que apenas serviços essenciais podem funcionar. A medida vale até o próximo dia 19 na cidade.
A comerciante Helena de Lima, que tem comércio há mais de 20 anos na cidade, diz que apoia a decisão da administração municipal em razão do cenário da pandemia, mas faz críticas à fiscalização e diz que a empresa terá que demitir alguns de seus funcionários.
O dono de uma loja de calçados da região, Jair Freitas, que teve que dispensar 13 dos 18 funcionários de sua loja também reclama da falta de apoio governamental.
A administração municipal informou que tem se reunido com os comerciantes para pensar em medidas que possam dar apoio e respaldo ao setor e que uma das alternativas foi a liberação da venda de produtos por delivery e drive thru. Em relação aos que tiverem burlado a lei de alguma forma, como no caso da mudança de CNPJ, a prefeitura esclarece que o estabelecimento poderá ser multado e que os casos devem ser denunciados.