Campinas divulgou nesta quarta-feira um cronograma para retomada das atividades presenciais nas creches municipais e entidades conveniadas a partir desta segunda.
A Educação planeja retorno gradativo por três semanas, com limite de até 35% da capacidade, conforme definido pelo Plano São Paulo.
No dia 3 de maio, voltam a frequentar as creches crianças com idades entre 3 anos e 4 meses a 5 anos e 11 meses. A prefeitura espera até 8.524 alunos nesta etapa nas 161 creches municipais e 44 entidades conveniadas. A permanência será de 4 horas diárias.
Na semana seguinte, no dia 10 de maio, começam a comparecer crianças com idades entre 1 ano e 8 meses a 3 anos e 3 meses, com permanência de 3 horas. Nesta fase são esperadas até 3.936 crianças.
No dia 17 de maio ocorre a última etapa, com crianças de até 1 ano e 7 meses, por até 3 horas. A expectativa é de que 1.561 alunos da faixa etária participem das atividades presenciais.
A volta presencial é facultativa, e os responsáveis podem optar por não levar as crianças. As creches devem seguir as regras de proteção definidas em decreto Estadual, como profissionais e estudantes utilizando máscaras que serão entregues em kits, carteiras organizadas com distanciamento de 1,5 metro, e totens de álcool em gel em pontos estratégicos.