O professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Antônio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, foi apontado como o preferido para assumir a reitoria da Unicamp numa consulta interna da Universidade. Tom Zé teve 51,97% dos votos no segundo turno e o segundo colocado foi o médico Mário Saad, que teve 48,03% dos votos. 12,6 mil estudantes, professores e funcionários votaram no segundo turno. Os votos dos professores têm peso três, enquanto os de funcionários e alunos têm peso um.
Tom Zé venceu entre os professores com uma diferença pequena, mas teve uma ampla margem de votos dos alunos, o que ajudou a definir o resultado. Já, Mário Saad teve os votos da maioria dos funcionários. A consulta ainda não o elege como o novo reitor. A definição é do governador João Doria, que recebe uma lista tríplice, e escolhe um dos três nomes indicados. Porém, tradicionalmente, a indicação principal é respeitada. Na lista, Tom Zé é o primeiro, Mário Saad, o segundo, e o terceiro nome é o de Sérgio Salles, que ficou na terceira colocação no primeiro turno.
Caso seja escolhido, Tom Zé aponta entre as prioridades, a aproximação da universidade com empresas e organizações sociais, a formação de profissionais de alta qualidade, mantendo a Unicamp como referência na geração de conhecimento em ciência e tecnologia e uma especial preocupação com a pandemia. Tom Zé cita ainda a valorização dos Recursos Humanos da Universidade. A posse do novo reitor, escolhido por João Doria, está prevista para 19 de abril, com mandato até 31 de dezembro de 2024.