Escolas municipais retomam aulas presenciais

Foto: Danilo Braga

Suspensas desde o fim de março de 2020, as aulas presenciais nas escolas municipais do Ensino Fundamental de Campinas foram retomadas nesta segunda-feira com regras rígidas, como redução de horário, revezamento de turmas e distanciamento de 1,5 m das carteiras. Só é permitido 35% da capacidade de ocupação e o horário letivo foi reduzido de 5 para 3 horas diárias.

Há ainda um esquema de higienização constante de todos os espaços das escolas, como maçanetas das portas, mesas e cadeiras. Os professores, além das máscaras, também estão usando face shield e totens com álcool em gel foram colocados em pontos estratégicos das escolas.

Este retorno na rede municipal prevê um retorno híbrido neste primeiro momento, com aulas presenciais e remotas. Cada escola está organizando sua própria escala. Neste momento, as unidades podem receber até 35% dos alunos. As creches retornam no dia 3 de maio.

O retorno presencial é facultativo. A família pode optar por manter o aluno no sistema remoto. No caso de Talita Cristina Gomes, a opção foi pelo sistema presencial. Ela conta que a filha dela, que está no 1º ano, estava muito ansiosa para retornar à escola.

Campinas conta com 45 Emefs, mas quatro delas ainda estão terminando de se adaptar às medidas sanitárias determinadas pelo Devisa: as escolas Sérgio Rossini e Paulo Freire (ambas no Centro, Leonor Savi Chaib (Jardim Nova York), e Clotilde Barraquet Von Zuben (Jardim Florence). Os alunos dessas unidades estão em atividade remota, com previsão de início das aulas presenciais em 10 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.