Ouça ao vivo

Estado notifica Amparo por abertura de salões de beleza e academias

Foto: Danilo Braga

A Prefeitura de Amparo autorizou a abertura de academias e salões de beleza na cidade, com limitações, embora a Fase Vermelha do Plano São Paulo proíba as atividades em estabelecimentos destas categorias. Desde a última sexta-feira (9), os Salões de beleza e barbearias podem receber um cliente por vez, e academias podem funcionar com no máximo 25% da capacidade. O Governo do Estado notificou a cidade pelo descumprimento de medidas da fase vermelha do Plano São Paulo.

O prefeito da cidade, Carlos Alberto Martins, do MDB, justificou a medida alegando que profissionais do setor de beleza vinham trabalhando de forma clandestina, nas próprias residências ou na de clientes, impossibilitando a fiscalização. “O cabelereiro corta cabelo escondido na casa dele, no quintal, na lavanderia, pois se trabalha no salão, tem que ficar fechado, e se atende lá a vigilância vai lá e multa ele. No salão ele tem aparelho para esterilização dos equipamentos, tem a pia, e a Vigilância Sanitária tem condições de fiscalizar”.

Quanto às academias, a Prefeitura alegou que há pessoas que possuem prescrição médica para a prática de atividades físicas. O prefeito relatou o que será feito para que a abertura aconteça sem problemas. “Nós pedimos para todas as academias enviarem um plano de trabalho parra a Vigilância Sanitária, nesse plano deve constar o nome de quem vai treinar, e a Prefeitura vai checar se dentre os nomes há quem deva estar cumprindo período de isolamento por suspeita de covid-19. Se tiver vai ser aplicada penalidade”.

Questionado se isso poderia levar outros setores, como bares e restaurantes, a pressionarem por uma flexibilização maior, o prefeito afirmou que isso já ocorre, mas disse que não irá realizar novas mudanças. O prefeito não acredita que as mudanças levarão a um aumento de casos e internações dos hospitais da cidade, que já se encontram com índices acima de 100%. Ele afirma ainda que as taxas de ocupação cairão na cidade com a inclusão dos índices do recém-inaugurado hospital de Campanha.

Carlos Alberto argumentou ainda que cada cidade, cada região tem suas peculiaridades, e que um plano único para todo o estado não é o ideal. O Governo do Estado notificou a Prefeitura de Amparo após o anúncio. “E nós fizemos uma contra notificação expondo esses pontos que apontamos, nós não estamos afrontando o decreto do Estado, mas não acredito que o Governador João Doria seja tão inocente de acreditar que as pessoas não estão trabalhando de forma clandestina, invisível às fiscalizações.”

O prefeito ressaltou que quando foi necessário, tomou medidas mais restritivas em relação ao restante do estado, como em janeiro, quando ele decidiu colocar Amparo na fase vermelha, mesmo com a região estando na fase amarela naquela oportunidade.

O prefeito afirmou ainda que a administração municipal toma várias medidas para conter a pandemia na cidade, como fiscalizar e controlar filas em bancos, fiscalizar e aplicar sanções a quem não for ao supermercado sozinho, e também a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, entre outras medidas.

Com cerca de 75 mil habitantes, Amparo registra quase 120 óbitos pela covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.