Ouça ao vivo

Itatiba afasta técnica de enfermagem que não aplicou vacina corretamente

Reprodução / Redes Sociais

A Prefeitura de Itatiba, cidade da Região Metropolitana de Campinas, afastou uma técnica de enfermagem após ela não aplicar corretamente a vacina contra a covid-19 em um idoso nesta quarta-feira (31). A aplicação da vacina foi filmada pela neta do homem, e nas imagens é possível verificar que a técnica em enfermagem pega a seringa, introduz a agulha no braço do idoso, mas não injeta o imunizante. Em seguida ela retira a agulha e encerra o processo, passando um algodão na área em que a agulha foi introduzida.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais, e diante da repercussão do caso, o Secretário Municipal de Saúde de Itatiba, Renan Dias, publicou um vídeo (abaixo) informando sobre as medidas tomadas, e informando que o idoso de 87 anos foi chamado novamente e recebeu a vacina.

A servidora alega que o vídeo da vacinação foi editado, mas a seringa foi encontrada posteriormente, em uma caixa de materiais descartados, junto de outras seringas utilizadas, mas esta estava com o líquido dentro. O caso foi registrado como como infração de medida sanitária preventiva com o crime de peculato. Um inquérito foi instaurado e a polícia civil irá ouvir os envolvidos no caso.

A técnica de enfermagem permanecerá afastada até o final da investigação.

A Prefeitura também emitiu a seguinte nota sobre o assunto:

“A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece sobre o vídeo que circula nas redes sociais quanto à aplicação de vacina no ACE – SUS (Ambulatório Central de Especialidades) na manhã desta quarta-feira, 31/03.

A Secretaria de Saúde informa que recebeu, por volta das 10h, a informação e vídeo sobre a suposta não aplicação de dose de vacina anti-Covid 19 em idoso por funcionária pública, pouco antes. Imediatamente foram tomadas as medidas cabíveis, inclusive informadas as autoridades policiais e Ministério Público.

Em contato com a família do senhor de 87 anos, ele foi levado de volta ao ACE, onde recebeu a segunda dose de vacina Coronavac, como estava previsto em seu cartão vacinal, ainda na manhã desta quarta. A aplicação foi feita por outra funcionária, que coordena a campanha de vacinação anti Covid no município.

A funcionária pública acusada de não ter feito a vacinação de forma adequada foi afastada ainda no período da manhã, além de ser aberta sindicância interna para a apuração administrativa dos fatos. Até que se esclareça o ocorrido, ela permanece afastada de suas funções.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que a funcionária não participou de outras ações vacinais anti Covid, como os “Vacinaços” promovidos nos últimos dois finais de semana, que vacinaram milhares de cidadãos.

Mantendo o princípio da transparência que norteia todos os trabalhos desta Adminsitração Municipal, representantes da Prefeitura de Itatiba estiveram na delegacia local ainda pela manhã para registrar boletim de ocorrência acerca dos fatos.

Um fato isolado, e ainda em apuração, não tira o mérito e a credibilidade de toda uma campanha vacinal iniciada em 21 de janeiro de 2021, com a chegada das primeiras doses. Desde então, e até às 15 horas de hoje, foram aplicadas 14.142 doses no município, sendo 10.964 primeiras doses (9,2% da população de Itatiba) e 3.178 segundas doses, segundo a plataforma oficial estadual Vacina Já.”

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.