O motorista de ônibus que chutou um passageiro para fora do coletivo no último dia 24 em Campinas foi demitido nesta segunda-feira. A cena foi vista e gravada em vídeo por outro usuário que estava no veículo.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas, o Setcamp, uma sindicância foi aberta para apurar o ocorrido e o funcionário foi desligado da empresa.
A testemunha conta que o fato aconteceu em um ônibus da linha 404 que estava na Avenida João Jorge, na região central da cidade, onde a discussão sobre o trajeto do coletivo começou perto do final da tarde.
A vítima teria perguntado se aquela linha passava pela Avenida Lix da Cunha, via que tinha o nome impresso na placa do veículo. Mas o motorista negou. Depois, chutou o homem, empurrando ele pela porta.
As imagens mostram o homem caído na calçada. O condutor não prestou socorro, fechou a porta e partiu com o ônibus, que possivelmente estava com a placa errada, conforme relatos de usuários.
O caso foi classificado pelo Setcamp como “inaceitável”. A entidade informou que o passageiro agredido não foi localizado. Em nota, a Emdec disse defender uma relação de “respeito e diálogo” nos ônibus.
Ainda de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, os motoristas, enquanto prestadores, devem se colocar à “disposição dos usuários para toda e qualquer informação necessária”.
Em caso de violência, o comunicado recomenda que o registro de um boletim de ocorrência seja feito junto às autoridades policiais para facilitar o início de uma apuração juntamente com a concessionária.