Ouça ao vivo

Fiocruz recebe nova remessa de insumos para vacina

Foto: Danilo Braga

Uma nova remessa de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) para a produção de mais doses da vacina Oxford/Astrazeneca pela Fiocruz deve chegar da China neste sábado. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que a quantidade entregue ao  Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) será suficiente para garantir a entrega de novos imunizantes até 2 de junho.

Este carregamento do insumo é o sétimo dos 14 previstos e será suficiente para produzir 9 milhões de doses. Essa quantia vai se somar ao estoque de IFA, permitindo  a produção de 16 milhões de doses até 12 de maio. O processo de liberação das doses leva quatro semanas. Primeiro,  a dose é formulada a partir do IFA, envasada nos frascos e inspecionada.

Nas duas semanas seguintes ocorrem os processos de controle de qualidade, rotulagem e embalagem. Na quarta semana é fechada a documentação, liberação e expedição dos lotes. As datas previstas pela Fiocruz  para o embarque das próximas seis remessas de IFA, são: 29 de abril; 12 18, 19 e 26 de maio e 2 de junho, com possibilidade de alteração.

Estima-se que na semana que vem, a capacidade de produção de Bio-Manguinhos possa subir das atuais 900 mil doses diárias para 1 milhão, contribuindo para que a Fiocruz a aumente o volume das entregas nos próximos meses. Em abril devem ser liberadas 19,8 milhões de doses, número que deve aumentar para 21,5 milhões em maio, 34,2 milhões em junho e 22,1 milhões em julho. A Fiocruz também está em negociação com a AstraZeneca para o recebimento de quantidades adicionais do ingrediente farmacêutico ativo.

Até agora foi contratada a importação dos insumos necessários para produzir 100,4 milhões de doses até julho. Ainda há a expectativa da Fiocruz para a utilização da IFA nacional, o que deverá garantir a fabricação de mais 110 milhões de doses no segundo semestre. Há também cerca de 40 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca que estão contratadas para chegar ao Brasil pelo consórcio Covax. A vacina Oxford/AstraZeneca tem eficácia de 76% 20 dias após a primeira dose. Com a segunda aplicação, o percentual sobe para 82%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.