Uma pesquisa do IBEF Campinas apontou que o empresariado da RMC está otimista em relação aos próximos meses do ano. A Pesquisa Econômica 2021, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, mostra também uma perspectiva positiva na geração de empregos.
A Pesquisa Econômica é realizada anualmente pelo IBEF Campinas com os associados da Região Metropolitana de Campinas. Os participantes são presidentes de empresas (CEO’s), diretores financeiros, controllers e gerentes dos setores de indústria, comércio e serviços.
Os executivos responderam a 10 perguntas relacionadas às expectativas do ambiente econômico brasileiro para o ano de 2021 e de acordo com Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas, os resultados surpreenderam.
Apesar de cerca de 50% dos participantes terem relatado que a pandemia vai causar redução do faturamento das empresas, Valdir explica que a pesquisa apontou uma expectativa de recuperação econômica entre os empresário, com o avanço da vacinação e o retorno no andamento das reformas.
Cerca de 70% dos empresários consultados acreditam que o PIB brasileiro vai crescer em 2021, mas esse crescimento não será maior que 4% na maioria das opiniões.