Três cidades da região estão entre as menos violentas

arquivo/Prefeitura de Santa Bárbara D'Oeste

Apenas três cidades da região de campinas: Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Nova Odessa, aparecem entre os dez municípios brasileiros que têm menor índice de exposição à violência. Santa Bárbara é a primeira da lista, Piracicaba vem em segundo e Nova Odessa na nona posição.

Entre as piores, monte mor é a cidade da região que ocupa o pior lugar, está na casa 107 do ranking que é elaborado pelo Instituto Sou da Paz que mede o índice de exposição aos crimes violentos nas cidades do estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.

Campinas está na posição 99 da tabela. Segundo o instituto, o índice geral do Estado caiu de 26,7 para 23,5, no ano passado, uma redução de 12% em relação a 2019.

Para fazer o cálculo o Sou da Paz leva em consideração três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio como roubo e roubo de veículo.

De acordo com a entidade, a pandemia de 2020 influenciou na redução da violência contra o patrimônio, por conta da redução da circulação de pessoas, e nos crimes sexuais, já que a maioria destes casos acontecem dentro casa e o isolamento social dificulta a denúncia pelas vítimas.

 

YouTube video

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.