Ouça ao vivo

Vacinas da Pfizer chegam nesta quinta a Viracopos

Foto: Divulgação/Pfizer
O primeiro lote de vacinas da farmacêutica Pfizer contra a covid-19 chega nesta quinta-feira, com desembarque no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A carga contém um milhão de doses do imunizante, compradas pelo Governo Federal. Por contrato, está prevista a entrega de 100 milhões de doses da vacina ao Brasil. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estará em Campinas ao lado do presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.
A vacina da Pfizer é aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias, com 95% de eficácia nos testes já realizados. O imunizante foi aprovado pela Anvisa no fim de fevereiro. Segundo a empresa, em Israel a eficácia da vacina foi de 97%, já incluindo as variantes da covid-19. Na África do Sul, a eficácia atingiu 100% e dados do Brasil apontam que a P1, variante brasileira, pode ser controlada.
O Ministério da Saúde informou que 26 capitais e o Distrito Federal vão aplicar a vacina da Pfizer. Por causa da necessidade de armazenamento a baixas temperaturas, a distribuição será restrita, sem envio a municípios do interior nos estados. Nas centrais de armazenamento, as doses são mantidas a -20°C por até 14 dias. Nas salas de vacina, o período de conservação é de apenas 5 dias em uma temperatura entre 2°C e 8°C.
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.