A retomada das atividades presenciais nas creches municipais de Campinas, nesta segunda-feira, está sendo realizada de forma escalonada, com redução de horário e revezamento de turmas. Na primeira semana, as escolas receberam alunos de 3 anos e 4 meses a 5 anos e 11 meses. No dia 10 de maio, retornam as crianças de 1 ano e 8 meses a 3 anos e 3 meses. Uma semana depois, no dia 17 de maio, será a vez das crianças até 1 ano e 7 meses.
Na Escola Professora Zuleika Novaes, a CBN Campinas constatou entre os protocolos de segurança contra a transmissão da covid-19, o uso de máscara e face shield por funcionários e professores, totens e dispensers de álcool em gel distribuídos em locais estratégicos, marcação de espaços de distanciamento nos bancos e torneiras, desativação de bebedouros, barreiras de acrílico nas carteiras, papel toalha nos banheiros, entre outros.
De acordo com a diretora da Escola, Regina Faveri, 40% das famílias aderiram ao retorno. São 161 creches da rede municipal de ensino e nas 44 entidades conveniadas à Secretaria de Educação. Ao todo, 42.048 alunos estão matriculados na Educação Infantil da Prefeitura.
As aulas presenciais na rede municipal de ensino foram suspensas no fim de março do ano passado e começaram a ser retomadas no dia 26 de abril, com os alunos do Ensino Fundamental, de Jovens e Adultos, ensino profissionalizante e de qualificação profissional.