Ouça ao vivo

Danos no pavimento prejudicam paradas de ônibus

Foto: Guilherme Pierangeli

Deformações e buracos em paradas de ônibus de Campinas são problemas recorrentes em diversos pontos da cidade. Nos últimos anos reportagens da CBN relataram problemas do tipo em avenidas como Prestes Maia, Campos Salles e Anchieta, que recebem um grande fluxo de veículos do transporte coletivo.

O problema na Anchieta é mais recorrente na estação de transferência do final da avenida, nas proximidades com a rua Visconde de Taunay e Avenida Orosimbo Maia. Atualmente é possível verificar buracos e elevações no asfalto nas duas pistas da avenida.

O motorista de ônibus do transporte coletivo, Marcel Neri, afirma que, de fato, o problema é recorrente. “Sim, e prejudica o carro também, torce toda a carroceira, por isso que cada vez quebra mais carro e fica complicado para o próprio passageiro, vai quebrando carro, vai pra oficina, fica menos carro na linha”. Ele afirma que deveriam alterar o material utilizado nas pistas. “Nas paradas o certo era fazer de concreto, né?”

O tapeceiro Edson Margoliano acredita que o desnível no asfalto coloca em risco motoristas e passageiros nos ônibus, e também condutores de outros veículos que dividem a via com os ônibus. “Atrapalha bastante, é muito ruim, dentro do ônibus acaba desequilibrando quem está de pé, e nem só o ônibus, atrapalha os carros também, o ônibus geralmente não anda na faixa dele, anda na faixa da esquerda pois a da direita está toda estourada.”

Em outros pontos da mesma Av. Anchieta, nas proximidades do Paço Municipal, há trechos de parada de ônibus em que a pista utiliza concreto, e com isso o problema com buracos e elevações não ocorrem.

Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas informou ter programado o início dos reparos no asfalto próximo a diversos pontos de ônibus, incluindo este da Av. Anchieta, em cerca de 20 dias. A pasta afirmou que a capa asfáltica superficial será trocada, e que a manutenção nesses locais é feita regularmente por serem trechos que sofrem desgaste maior no asfalto. Por fim, a a Secretaria de Serviços Públicos afirma estar elaborando um estudo sobre a possibilidade de substituir o asfalto por placas de concreto em locais de paradas de ônibus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar e esconder corpo de adolescente é preso

O homem, de 42 anos, suspeito de matar e esconder o corpo da adolescente Victoria Lorrany Coutinho, de 14 anos, deve ser ouvido nesta quarta-feira (1) pela Polícia Civil. Miguel Rodrigo Pereira foi preso na noite desta terça-feira (31), na zona rural de Piracicaba. Ele estava em uma chácara, a cerca de 60 km do local do crime. Foi o proprietário do imóvel que acionou a Guarda Municipal, após a filha reconhecer o suspeito.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.