CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campanha alerta para violência contra crianças em Campinas

Campinas registrou entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano 305 casos de violência sexual contra crianças, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência

Campanha alerta para violência contra crianças em Campinas
Foto: Reprodução/CBN Campinas

Campinas registrou entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano 305 casos de violência sexual contra crianças, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Em média, acontece uma ocorrência a cada 29 horas na cidade.

Para tentar conter esse crime, a campanha Maio Laranja é realizada anualmente. Em 2021, a Prefeitura de Campinas lançou um site com informações e orientações para que essa violência seja denunciada.

A secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, afirma que a ferramenta pode ajudar a diminuir os índices no município.

Durante a pandemia da covid-19, as crianças têm ficado mais tempo em casa por causa das escolas fechadas ou com restrição. A secretária alerta para o aumento dos casos de violência neste período sem a orientação dos profissionais de educação.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como e quando acionar o Conselho Tutelar ao tomarem conhecimento de casos de abusos contra crianças, como o do menino encontrado acorrentado no jardim Itatiaia, em fevereiro. Vandecleya Moro diz que a sociedade não pode ter medo de denunciar, principalmente por achar que a criança será retirada da família de imediato.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, as meninas de até 12 anos são as mais abusadas sexualmente, a maioria das vezes por um familiar. O número de telefone para denúncia é o 100.

Conteúdos