Ouça ao vivo

Moradores do Jd Roseira reclamam do aumento de furtos

Divulgação / Moradores

Os moradores do Jardim Roseira, em Campinas, reclamam da falta de segurança no bairro, principalmente no período noturno. Nesta semana houve novo registro de furtos. Homens passaram pelas vias e começaram a furtar vários objetos, inclusive lixeiras de metal para serem vendidas em ferros velhos, conforme relata a moradora do bairro, Carmen Félix. “A criminalidade aqui está bem alta ultimamente, eles ficam passando de uma rua na outra, roubam tudo o que eles podem, número das casas, caixas de correios, as lixeiras são o preferido, até tampa da Sanasa quando é de metal eles levam também, a sensação de insegurança é muito grande, até para sair na rua, as vezes para por o lixo, ou quando vai sair de carro, você tem que ficar olhando para cima e para baixo”.

Ela afirma que as rondas da Polícia Militar e Guarda Municipal não são frequentes no bairro. “O policiamento aqui não é satisfatório, de jeito nenhum, eu particularmente não vejo a Polícia passar por aqui, fazer ronda quase nunca. Nós temos um serviço de vigilância que algumas pessoas pagam, mas ele também não pode tomar muita providência”.

Segundo o representante comercial, Sérgio Alves, que também mora no bairro, o policiamento até ocorre no bairro, porém o número de pessoas que praticam os crimes é alto. “Os furtos estão acontecendo no bairro e temos notícias de roubos também. Quando é um furto pequeno não é feito o Boletim de Ocorrência, então a PM fica sem dados, mas a gente nota a presença da Polícia Militar, só que a quantidade de desocupados ali é imensa, e tem alguns pontos também de compra desses materiais furtados”.

Ele afirma que essas pessoas vendem o material roubado para utilizar o dinheiro para comprar drogas. “A gente sabe que ali no lado de cima tem pontos de venda de drogas, então um camarada rouba algo, vai no ferro velho, vende, e já usa o dinheiro para se drogar”.

Para Sérgio, as forças de segurança deveriam adotar uma postura mais ostensiva no patrulhamento no bairro, e ele pede também o fechamento ou uma maior fiscalização dos locais no próprio bairro que compram o material furtado.

Sobre as reclamações dos moradores, a Guarda Municipal de Campinas informou por meio de nota que realiza rondas preventivas em toda a cidade visando evitar a criminalidade e vai intensificar o patrulhamento no bairro. Segundo a GM, o setor de inteligência da corporação tem realizado um trabalho especial para identificar locais que compram material furtado ou roubado para coibir esse tipo de comércio ilegal.

A SSP informou por meio de nota que os programas de policiamento preventivo e ostensivo na área do 2º DP de Campinas, responsável pela região do Jardim Roseira, serão intensificados a fim de reforçar a segurança da população. Segundo a pasta, no primeiro trimestre do ano, houve queda nos casos de roubos em geral (-4,6%), em comparação ao mesmo período de 2020, e 86 criminosos foram presos. Os furtos registrados são investigados pelo 2º DP, que trabalha para identificar e prender os autores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.