Ouça ao vivo

Campinas tem primeira unidade de escola internacional no país

Foto: Danilo Braga

Campinas é a primeira cidade do Brasil e da América do Sul a receber uma unidade da Sabis International School, uma rede de escolas fundada há 135 anos e presente em mais de 20 países. A rede conta com mais de 70 mil alunos nos cinco continentes, e estima-se que a nova unidade em Campinas chegue a mais de dois mil alunos matriculados nos próximos anos.

Recém-inaugurado, o campus de quase 300 mil metros quadrados fica no polo de alta tecnologia de Campinas, sendo vizinho do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, onde está localizado o maior acelerador de partículas brasileiro, o Sírius. A estrutura conta com diversas salas de aulas, além de sala de música, refeitório, pátio, playground, campos de futebol, quadras esportivas, vestiários, entre outras partes do campus.

A escola não é uma franquia, e o investimento de mais de R$ 100 milhões realizado no Campus de Campinas foi feito pela rede responsável pela escola. A unidade de Campinas atualmente está matriculando alunos do pré-jardim de infância até o 8º ano, conforme explica o diretor geral da unidade, Carlos Maffia. “A gente vai começar a trabalhar com crianças de dois anos de idade e nos vamos até o oitavo ano, com crianças de aproximadamente 13 anos, então de dois a 13 anos é que a gente vai trabalhar desde o início”.

Ele complementa afirmando que a ideia da escola é introduzir uma série a cada ano, possibilitando que os ingressantes em 2021 concluam o Ensino Médio na unidade anos depois. “Ano a ano vamos crescer um ano, então a garotada que começar com a gente no 8º, depois a gente abrirá o 9º ano para elas, e depois vamos abrindo até o 3º ano do Ensino Médio”.

O ensino é feito majoritariamente em inglês, mas segundo o diretor, isso não é um problema para alunos que ainda não são fluentes. “O ensino ele é na sua maioria em inglês, pois ela não é uma escola bilingue, ela é uma escola internacional, porém o currículo é alinhado ao que o Brasil demanda de aprendizagem. Se uma criança se matricular conosco a família tem a segurança de não ter que necessariamente mandar a criança para estudar nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra quando ela terminar, ela pode estudar na Unicamp, na PUC, como qualquer outra universidade porque o currículo apesar de internacional ele está alinhado com as demandas do currículo nacional, e isso é muito importante”, explica.

Ele afirma que quanto mais velha a criança, maior a necessidade de se ter um bom nível de inglês. Porém, o diretor afirma que em um período de de dois a três anos geralmente as crianças já obtém domínio do idioma. Atualmente, cerca de 100 crianças estão em processo de matrícula, incluindo 50 que desde fevereiro estão cursando as aulas preparatórias de inglês. E a procura pelas vagas é alta. “A procura é muito grande, temos uma lista de prospectos acima dos 400, então existe uma procura muito boa, a gente está muito contente com essa procura até o momento”.

O ano letivo será iniciado em agosto, seguindo o calendário de escolas internacionais e também cumprindo todos os protocolos de saúde e segurança para prevenção à Covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.