Ouça ao vivo

Campinas vai participar da fase de testes da Covaxin

Foto: Reprodução/Bharat Biontech (Twitter)

O Instituto de Pesquisa Clínica de Campinas vai participar da fase 03 de testes da vacina indiana Covaxin no Brasil. O imunizante contra a covid-19 é produzido pelo laboratório Bharat Biotech a partir do coronavírus inativado. A realização dos testes em voluntários brasileiros foi aprovada pela Anvisa e será conduzida pelo Hospital Israelita Albert Einsten. Os trabalhos serão realizados, além de Campinas, em São Paulo, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro e Campo Grande.

A expectativa agora é pela importação dos imunizantes que serão utilizados no estudo. A exemplo das outras vacinas, serão ministradas nos voluntários as doses ou placebo. Eles serão acompanhados por um ano e os resultados de exames serão comparados, para que se possa determinar a eficácia do produto. De acordo com o diretor do Instituto de Pesquisa Clínica de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, o cadastramento de voluntários só acontecerá após a importação das vacinas. Eles explica que, pelo andamento do Plano Nacional de Imunização, onde as pessoas mais idosas já foram vacinadas, os testes deverão acontecer em pessoas mais jovens, abaixo dos 45 anos. “Tão logo nós tenhamos notícia da chegada da vacina, aí nós vamos iniciar o recrutamento. Lembrando que esse recrutamento vai se dar com pessoas mais jovens, por conta do Programa Nacional de Imunização, que já está vacinando pessoas na faixa dos 55 e 60 anos. Então nós acreditamos que vamos começar a imunizar pessoas abaixo dos 45 anos”, afirma.

O Instituto de Pesquisa Clínica de Campinas está em atividade desde 1998 e atualmente possui 600 pacientes atendidos em estudos. Os voluntários interessados devem ter mais de 18 anos, nunca ter tido covid-19, sem doenças preexistentes e não ter recebido doses de outras vacinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.