Ouça ao vivo

Frio exige cuidado redobrado com crianças

Com a chegada do outono e do inverno, os cuidados com os bebês precisam ser redobrados por causa do sistema imunológico deles, que ainda está em desenvolvimento. Por isso, a vacina contra a gripe é tão importante entre seis meses e cincos anos de idade, incluindo gestantes. No entanto, Rogério Manuel Duarte Nogueira, diretor do Hospital Maternidade de Campinas, explica que a vacina não elimina totalmente o risco.

De acordo com Rogério Manuel, quanto mais jovens são as crianças, maior o risco. Ele explica que para proteger os bebês e evitar internações, é preciso que seja evitado o contato com pessoas com sintomas gripais, mesmo que seja um simples resfriado, além de lugares fechados e aglomerações e manter a boa higienização da casa. Mas, a maior proteção continua sendo o aleitamento materno, que é capaz de elevar o sistema imunológico das crianças.

O sistema imunológico comprometido abre  espaço para problemas mais graves, como a pneumonia. Outra preocupação é com a bronquiolite viral que, embora provoque sintomas semelhantes aos do resfriado ou da gripe, nos bebês ela pode evoluir e provocar inflamação das vias aéreas do pulmão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.