Defesa Civil vai monitorar doenças silvestres

Divulgação / PMC

A Defesa Civil de Campinas vai monitorar a ocorrência de doenças da fauna que possam afetar humanos durante as vistorias preventivas que serão realizadas pela Operação Estiagem.

O trabalho será realizado com o uso do Sistema de Informação em Saúde Silvestre da Fundação Oswaldo Cruz, em conjunto com a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Campinas – UVZ. A cidade será a primeira cidade do Estado com o aplicativo desenvolvido pela instituição. A ferramenta está em testes e também vai alertar sobre eventuais incêndios. Além das doenças em animais silvestres, conforme explica o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Com base na análise de satélites, a Defesa Civil poderá deslocar equipes aos locais com focos de incêndio para um levantamento sobre a área. Caso animais sejam encontrados mortos, os profissionais poderão registrar os detalhes da localização e imagens, antes de enviar dados para a Fiocruz.

A Operação Estiagem 2021, que acontece entre o dia 1º de maio e 30 de setembro, tem o objetivo de monitorar e combater as ocorrências de queimadas e incêndios, mais comuns, em razão da baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. De acordo com Sidnei, embora a incidência de casos neste ano tenha sido pequena, com apenas quatro registros, a preocupação é grande, já que no ano passado, com o início da quarentena, os incêndios provocados aumentaram. Foram 54 registros.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três maiores cidades da RMC não atingem meta de alfabetizar crianças de até sete anos em 2024

Casa da Sopa de Campinas

Casa da Sopa de Campinas enfrenta dificuldades e pede apoio com arrecadações

Campinas e Limeira estão nas primeiras colocações no Ranking do Saneamento

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.